Atender o cliente, entender suas necessidades, oferecer oportunidades reais e direcionar a venda é uma tarefa que exige muita dedicação do vendedor, além de preparo e treino para envolver as melhores técnicas de contato e tratamento.
Dentre essas técnicas, é importante que o vendedor consiga identificar a oportunidade de comunicação com o cliente e, a partir disso, de venda, conseguindo criar um contato próximo do consumidor e, ao mesmo tempo, não invasivo.
Para isso, a comunicação torna-se ponto ideal na hora de encaminhar o cliente, transformando a oratória para aumentar as vendas e adequando a linguagem corporal em um tratamento acolhedor.
Para entender melhor a importância da comunicação com o cliente no momento de converter vendas, confira algumas dicas relevantes que prometem qualificar seu atendimento e direcionar oratória para aumentar venda!
1- Atenção na pronúncia e articulação
Muitos clientes direcionam atenção para o vendedor que possui boa articulação e formas de se comunicar, explicando de maneira pausada os detalhes do produto, fazendo-se entender mesmo em frases mais difíceis e pronunciando os nomes das peças e equipamentos corretamente.
Esses pontos validam os itens apresentados e a venda em si, gerando maior confiança nos clientes em relação à sua aquisição.
2- Equilibre linguagem verbal e corporal
Outro ponto é o equilíbrio entre a comunicação verbal com a linguagem corporal. Mostrar-se receptivo, respeitar o espaço do cliente e se postar de maneira profissional valida o discurso realizado.
Para isso, evite posturas distantes como braços cruzados ou olhar desatento, direcione atenção para as perguntas mesmo que sejam simples, acolha o consumidor oferecendo água, lugar para sentar e comodidades da própria loja.
3- Conheça e venda o produto
A oratória para aumentar venda pode ser aprimorada tanto com o treino quanto com o conhecimento adquirido. Assim, é fundamental o vendedor entender todas as características do produto e conseguir repassar as informações para o cliente.
Um adicional é informar dicas de uso, conservação ou mesmo decoração. No caso de móveis, por exemplo, é possível mostrar fotos com os produtos dispostos nos cômodos da casa, apresentar opções em cores para combinar com outros objetos ou mesmo sugerir personalização.
4- Ouça as necessidades do cliente
Além do discurso de venda, articulação da fala e desenvolvimento da apresentação do produto, uma parte importante é escutar o que o cliente tem para falar e prestar atenção tanto em suas dúvidas quanto sugestões e informações.
Contatar o cliente para confirmar informações que foram digitadas erradas, ignorar pedidos e entregar produtos diferentes dos escolhidos gera descontentamento individual e descrédito para a empresa, impactando diretamente nas vendas.
Além disso, caso haja reclamações direcionadas para o vendedor, há possíveis prejuízos dentro do trabalho e na equipe em si.
5- Realize um atendimento personalizado
Uma última dica envolve todos os pontos anteriores envoltos em uma questão em voga nos dias de hoje: a personalização e individualidade.
Realizar um atendimento personalizado qualifica a oratória para aumentar vendas e ajuda a integrar o cliente nos oferecimentos da empresa, tratando-o como único e, assim, ajudando a ganhar atenção.
Para isso, procure lembrar o nome do consumidor, trate-o de maneira educada e retenha informações que foram ditas anteriormente, mostrando que ouviu o cliente e entendeu sua demanda.