O coronavírus pegou a todos de surpresa. Essa crise gerada por ele está afetando as pessoas e, principalmente às empresas. Com a quarentena, as lojas precisam estar fechadas e a consequência disso é a queda nas vendas e nos lucros.
Como manter os funcionários se a empresa não tem venda? Como manter o negócio de forma que ele suporte a crise e abra quando tudo acabar? Bom, se você está com esse receio, listamos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a passar por esse momento de turbulência de uma maneira muito mais tranquila. Confira abaixo!
4 dicas para lojistas em tempos de crise e coronavírus
1. Venda pela internet
Uma ótima maneira de continuar com as vendas é utilizando os meios digitais e você nem precisa abrir um site ou algo do tipo. Você pode utilizar as redes sociais para isso e também o WhatsApp Business. Tanto um quanto o outro permitem criar uma espécie de vitrine ou catálogo com os seus produtos e serviços.
A verdade é que as vendas pela internet aumentaram justamente por causa do isolamento social. Como a ordem é ficar em casa e é necessário comprar, isso pode ser feito por meio das telas. Em comparação ao mesmo período do ano passado, as vendas online aumentaram 40%.
2. Pegue um empréstimo
Sabia que esse é o melhor momento para conseguir um empréstimo com juros baixos? Isso porque a taxa Selic, a taxa de juros básica da economia, sofreu uma queda e está em 3,75% uma das mais baixas dos últimos anos. Com essa taxa, os bancos conseguem oferecer empréstimos com juros mais baixos e os preços das mercadorias também ficam menores.
Além disso, bancos como a Caixa e o BNDES anunciaram que vão liberar linhas de crédito a juros mais baixos para pequenos empresários e microempreendedores. No caso da Caixa, ela pretende liberar crédito acima de R$ 15 mil.
3. Evite a demissão
O Governo Federal anunciou que vai injetar R$ 59,4 bilhões para ajudar as empresas a manter os empregos dos funcionários. Mas de que maneira?
Primeiro, as empresas terão 3 meses a mais para pagar o valor do FGTS e também uma parte do Simples Nacional. As contribuições devidas ao Sistema S serão reduzidas em 50%. Assim, a empresa consegue reduzir os custos nesse período de pouco movimento.
4. Não entre em pânico
No início, as pessoas não estavam tão preocupadas com o contágio pelo Covid-19, mas depois de algum tempo, entenderam a real situação. Porém, isso pode gerar um certo nível de pânico e você, como empreendedor, não pode se deixar levar por esse sentimento.
Ajuste as contas, corte o que não é essencial, aproveite as oportunidades do momento e entenda como você pode adaptar o seu negócio à essa situação atual.
Fazer a sua empresa sobreviver à essa crise do coronavírus não é uma tarefa fácil, mas colocando em prática algumas dessas dicas ou todas, tudo será bem mais simples.
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