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Motivação e resultado: como ter (e potencializar) uma equipe de alto desempenho

Motivação e resultado: como ter (e potencializar) uma equipe de alto desempenho

2020 foi o ano que nos mostrou o quanto precisamos, enquanto líderes e empresários, investir de maneira constante nas equipes para que elas possam fortalecer o relacionamento com os clientes. Aliados a um portfólio de produtos de excelente qualidade, times que atuam de maneira organizada tendem a ter resultados muito mais consistentes.

A expressão “equipes de alto desempenho” ganhou o dia a dia dos gestores, que aumentaram as buscas para entender como manter seus colaboradores motivados em tempo de crise. Mas, você realmente sabe o que significa ter uma equipe de alto desempenho?

O que é uma equipe de alto desempenho?

Em resumo, podemos dizer que uma equipe é considerada de alto desempenho quando é composta por bons profissionais que trabalham seus pontos fortes em sinergia. As habilidades de cada colaborador que faz parte do time devem se complementar de modo que as engrenagens do processo estejam rodando em sincronia.

Algumas das principais características deste perfil de equipe são proatividade, paixão, motivação, autoconhecimento, autonomia e cooperação. Possuem uma relação clara com seus líderes, os quais buscam engajar o time por meio de um propósito transparente e inspirador.

Para que você também possa desenvolver seus colaboradores e ter uma equipe de alto desempenho, apresentamos nesse post algumas dicas que você pode colocar em prática de maneira rápida e fácil!

Invista na diversidade

Possivelmente, na sua loja, você atende inúmeros perfis de clientes, um diferente do outro, certo? Assim como seus clientes, seu time também precisa ser composto de diversidade de características e perfis. Quanto mais diversificada for sua equipe, mais rica será a troca de experiências entre eles e maior a possibilidade de seus clientes também se sentirem representados e atraídos. 

A diversidade gera engajamento, permite a construção realmente coletiva e mostra ao público que sua empresa realmente quer se relacionar com todos. Investir na diversidade é entender que cada pessoa é única e tem muito a contribuir com o trabalho realizado.

Crie momentos de feedback coletivo e individual

Para que os membros do seu time possam entregar resultados de alto desempenho, é essencial que eles tenham feedbacks constantes sobre suas performances. Momentos formais (e também informais) de conversas, em grupo e individuais, permitem o alinhamento das expectativas, o reforço sobre as metas e a troca de experiências práticas.

Além disso, essas ocasiões também incentivam o engajamento de todos, fazendo com que se sintam responsáveis pelo resultado a ser alcançado, e despertam o senso de pertencimento.

Lembre-se que: para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve!

Compartilhe sonhos e metas

Uma técnica de liderança bastante eficiente é o compartilhamento de sonhos de cada colaborador que integra o time. Por exemplo, no início do ano, cada um pode expor qual sonho quer realizar no final daquele período: trocar de carro, viajar com a família, reformar a casa, etc. 

Além do compartilhamento via conversas, vale a pena fazer o registro desses sonhos em um local que todos tenham acesso diariamente. Conforme os sonhos forem se realizando, o grupo pode celebrar junto cada conquista. Em uma equipe de alto desempenho, a conquista de cada um é um fator motivador para que todos se dediquem e se esforcem. 

Promova treinamentos sobre os produtos

Tão importante quanto o fator comportamental, é o conhecimento técnico acerca do que será ofertado ao cliente. Um bom vendedor conhece tudo sobre o produto que está vendendo, suas principais vantagens e benefícios. 

A equipe de alto desempenho sabe utilizar esse conhecimento técnico de acordo com o perfil de cada cliente, explorando cada característica que faz sentido para aquela venda, naquele momento. Por isso, você, é primordial que sejam realizados momentos de treinamento e qualificação sobre o portfólio de produtos para que o time esteja sempre atualizado acerca das novidades. 

Estabeleça a cultura centrada no cliente 

Kotler, célebre autor de marketing, já dizia: “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. Quando o seu cliente está satisfeito e encantado com a sua empresa, ele, naturalmente, fará a publicidade dela, indicando-a a amigos e conhecidos. 

E como satisfazer um cliente? Simples: criando uma cultura interna que tenha o consumidor como foco de todas ações. A equipe de alto desempenho compreende que tudo deve ser direcionado para este fim. Com este alinhamento, o time estará motivado a criar momentos que proporcionem uma experiência única com os clientes; e estes, por fim, ficarão satisfeitos!

Manter a equipe motivada é um grande desafio, mas com um olhar humanizado, engajamento e qualificação, com certeza, os obstáculos são superados e os resultados, nas vendas e na satisfação do seu cliente, são alcançados com sucesso. Para estar sempre atualizado com nossos conteúdos que auxiliam sua loja a ter um melhor desempenho, assine nossa newsletter e receba e-mails exclusivos!

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