Pra vender na internet precisa ter loja virtual? Não! Existem diversas formas de chamar a atenção dos seu público e fechar bons negócios.
Separamos dicas e tutoriais super práticos e funcionais para você começar a vender na internet hoje mesmo.
Use o Marketplace do Facebook para vender online sem ter uma loja virtual
Desde o começo o Facebook foi usado para vender produtos e serviços, mas, atualmente, ele conta com um espaço pensado e dedicado especialmente pra isso, é o Facebook Marketplace.
A plataforma se assemelha muito a outros marketplaces já conhecidos como o Mercado Livre e a OLX, por exemplo. A grande vantagem, entretanto, é o número de usuários, quase todo mundo está no Facebook, não é mesmo? Segundo o CanalTech, o Facebook possui uma base de 127 milhões de usuários mensais, apenas no Brasil.
Como configurar um anúncio no Facebook Marketplace
Criar um anúncio no Marketplace é bem parecido com criar um post na sua linha do tempo, veja:
1. Entre na sua conta do Facebook e procure o botão do Marketplace. Ele fica no menu esquerdo, logo abaixo do botão do Messenger.
2. Agora clique no botão ‘+ Vender Algo’, que vai estar no mesmo lugar do anterior.
3. Para vender produtos, selecione a primeira opção ‘Item para venda’.
4. Agora é hora de caprichar na descrição, você deve preencher:
- A categoria do produto;
- O nome dele (o que você está vendendo);
- O valor;
- O local;
- Selecionar se ele é um item único ou você tem vários em estoque;
- A descrição do produto, que é opcional, mas recomendamos que você traga o máximo de detalhes possível;
- E por fim, as fotos. Que devem ser bem atrativas, para chamar atenção do cliente.
Pronto, agora é só publicar e seu produto estará à venda!
Boas práticas
Quando um produto está à venda no Facebook Marketplace, todos os contatos serão recebidos via Messenger (Caixa de Entrada) do Facebook, por isso, é bem importante que você fique atendo as notificações e procure responder as pessoas com agilidade e assertividade.
Dá pra vender pelo Instagram? Com certeza!
Tanto tem como que existe até mais de uma forma de fazer isso, quer ver? Você pode usar sua timeline para anunciar os produtos e negociar inbox ou direcionar seus clientes para pedidos por Whatsapp.
Como negociar inbox pelo Instagram
A chave para esse sistema é a organização!
O primeiro passo é deixar claro que você vende pelo seu perfil do Instagram, faça um post e um stories falando sobre isso, reforce essa ideia na bio e nas legendas dos posts também.
Na hora de vender, capriche nas fotos do produto, detalhe as características e o valor na descrição e convide quem quiser comprar para comentar no post com as palavras ‘quero’ ou ‘fila’. Aí depois é só você entrar em contato com elas, respeitando a ordem dos comentários.
Como direcionar seus clientes para o Whatsapp
Esse é um dos mais práticos e uma dica que você pode usar para outras finalidades também, assim como na versão anterior é importante que você deixe bem claro para os seus seguidores que as vendas acontecerão pelo Whatsapp.
Depois disso, troque ou adicione o link da bios para o seu Whatsapp, para fazer isso é bem fácil:
- Você vai precisar desse link https://api.whatsapp.com/send?phone=5500000000000.
- Agora é só substituir nesse link todos aqueles zeros do final pelo DDD e seu número de telefone e pronto. Quem clicar vai ir direto para o seu Whatsapp.
Já imaginou criar um catálogo de produtos no WhatsApp?
Essa função já está disponível desde o final de 2019 aqui no Brasil, mas, apenas para contas comerciais. Mas, se você está no negócio de vender pela internet, uma conta comercial no Whatsapp é uma ótima ideia, além de não ter custos, ela tem diversos recursos que você pode usar a favor do seu negócio.
Listas de Transmissão do WhatsApp
Mande a mesma mensagem para um grande número de contatos de uma só vez. Veja os passos para criar uma lista de transmissão:
- Na tela inicial do seu Whatsapp, selecione os três pontinhos no canto superior direito e vá na opção ‘nova transmissão’;
- Adicione todos os contatos que fazem parte daquela lista;
- Depois de selecionar todo mundo é só apertar em criar e pronto.
Mas lembre-se, quem recebe a mensagem não sabe que está em uma lista de transmissão, então, procure ser direto e pessoal.
Dê um upgrade no seu perfil do Whatsapp Business
Uma das coisas mais legais do Whatsapp Business é o perfil comercial que ele cria da sua empresa. Por isso, procure ver como ele está, se seu nome, endereço, descrição e horários de funcionamento estão preenchidos de forma correta. Se você pode adicionar informações mais relevantes ou melhorar sua foto de perfil.
Essa parte é como seu cartão de visitas virtual, então, quando mais atrativo ele for, melhor.
Crie seu catálogo de produtos no Whatsapp
Você pode cadastrar seus produtos e eles vão aparecer logo abaixo do seu perfil comercial no WhatsApp, além de ser uma vitrine bem legal, os clientes ainda conseguem selecionar exatamente o produto que eles querem comprar ou tirar dúvidas sobre.
Para configurar seu catálogo é bem simples:
- Na tela inicial do seu Whatsapp, selecione os três pontinhos no canto superior direito e vá na opção ‘configurações’;
- Depois vá em ‘configurações da empresa’ e em ‘catálogo’;
- Agora é só adicionar seus produtos com detalhes bem descritos e muitas fotos legais.
Viu como é fácil vender na internet sem precisar de uma loja virtual? E aí qual dessas dicas você acha que faz mais sentido para a sua loja? É importante considerar qual dessas mídias seu público mais costuma usar e criar uma presença consistente nelas.
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