Você tem uma loja de móveis? Não importa se ela é uma loja física ou um e-commerce, o seu fluxo de caixa precisa estar devidamente alinhado. Fazer um bom fluxo de caixa para loja de móveis o ajudará a saber se os lucros estão comprometidos. Isso, por sua vez, afeta todos os outros setores do seu empreendimento.
Para fazer um bom controle do seu caixa, não é necessário um plano mirabolante. Ter uma ferramenta na qual você possa anotar todas as entradas e saídas e que cada uma dessas informações seja de fácil identificação é o principal.
O fluxo de caixa precisa ser feito com paciência e com muito cuidado. Qualquer pequeno erro, pode tomar grandes proporções. Para ajudá-lo, listamos abaixo boas dicas para fazer o fluxo de caixa para loja de móveis da melhor forma possível!
Anote todas as entradas e saídas
Essa é uma regra básica, utilizada também no controle pessoal das suas despesas. Todo o dinheiro que entra e sai do caixa precisa estar nesse fluxo. Não importa se estamos falando de centavos, você deve anotar tudo.
As entradas são tudo o que entra na sua loja na forma de vendas e imóveis. Também pode ser um empréstimo ou qualquer outra coisa que entre na forma de um extra como os rendimentos de um investimento que fez para a loja. O melhor é separar essas entradas em categorias para saber de onde veio cada parte do seu capital.
As saídas, ao contrário, são todas as despesas que a sua loja tem, qualquer uma: pagamento de contas, pagamento de funcionários, compra de material de limpeza, material de escritório, entre outras.
Não misture finanças pessoais com as da loja
Esse é um erro bastante comum, mas que precisa ser evitado a qualquer custo. Muitas pessoas misturam essas contas justamente porque vivem com o dinheiro do negócio, mas as contas precisam ser manter separadas.
Depois de fazer o balanço do mês da sua loja de móveis, retire o que será o seu lucro e anote esse valor como uma saída. As anotações das suas finanças pessoais devem ficar bem longe do fluxo de caixa da sua loja.
Digitalize as informações
Certamente, não é apenas você que precisa de acesso ao fluxo de caixa da loja. O setor financeiro e o setor de vendas, por exemplo, também precisa ter acesso a essas informações, inclusive para construí-las. Portanto, uma forma muito prática de conceder acesso desses dados a outros setores da empresa é usando o meio digital.
Além disso, com as informações no meio digital, você não precisa ficar preocupado com o uso de diversos papéis e pode acessar as informações de casa caso elas estejam em uma nuvem.
Determine um período
O fluxo de caixa para loja de móveis precisa ser feito dentro de um período. Você pode fazer esse controle de forma mensal, bimestral, trimestral e assim por diante. Para escolher o melhor para o seu negócio, será necessário fazer testes. Porém, caso as finanças da empresa não estejam boas, quanto menor o período melhor. Assim fica mais fácil identificar possíveis falhas e resolver o problema.
Quer receber mais dicas como essas? Então assine a nossa newsletter e se mantenha atualizado!