Fazer a gestão da empresa durante a crise é mais do que essencial, sem isso, ainda que o seu negócio tenha um bom capital, ele pode fechar as portas.
Mais do que nunca, é justamente durante os momentos de incerteza que a gestão de uma empresa precisa ser o mais eficaz possível.
E, para ajudá-lo com isso, nós resolvemos fazer uma lista com várias dicas sobre formas de fazer a gestão do seu negócio. Confira!
Como fazer a gestão da empresa durante a crise
1. Entenda a logística do seu empreendimento
Entender como o seu negócio funciona e o que ele precisa para se manter em funcionamento é essencial. Isso é a logística e sem ela, o seu empreendimento está fadado ao fracasso. Quer ver como?
Se você não faz, por exemplo, o controle do estoque, dificilmente terá vendas positivas ou deixará diversos clientes insatisfeitos. Você tem o móvel no mostruário, o cliente faz a compra e a loja estabelece uma data de entrega. O cliente acabará gerando expectativas que a sua loja não poderá cumprir já que você acabou de notar que o móvel escolhido não tem no estoque.
Além do controle de estoque, a logística do negócio também tem a ver com planejamento e programação de tarefas por parte dos funcionários.
2. Faça o controle de caixa
Entenda quais são os custos e os lucros do seu negócio. Veja o que pode ser reduzido e o que pode ser cortado. Por exemplo, como a loja estará fechada durante a quarentena, você vai reduzir o custo com energia e água. E, como os funcionários estarão em casa, não vai precisar pagar transporte e alimentação.
Mas, para isso, é necessário ter um bom controle de caixa. No mais é não misturar as suas finanças pessoais com a do negócio, anotar todas as entradas e saídas e digitalizar todas as informações como notas, comprovantes de pagamento e assim por diante.
3. Faça a gestão de compras
Esse é um momento decisivo para o seu negócio e fazer uma boa gestão de compras é essencial. Sabe aqueles móveis que estão há um bom tempo no estoque e que você acabou comprando mais do que deveria? Que tal aproveitar as redes sociais e fazer uma promoção?
Tente entender qual tipo de móvel as pessoas podem precisar mais neste momento. Por exemplo, uma mesa maior já que todos passaram a fazer as refeições em casa e assim por diante. Você pode adquirir os móveis com maior tendência de vendas no momento de crise.
4. Foque no marketing digital
Como estamos em uma época de incertezas e de quarentena, muitas lojas precisam ficar fechadas, o marketing digital pode ser de grande ajuda.
Tire fotos de qualidade dos produtos da loja e faça um perfil no Instagram como um tipo de vitrine para os seus móveis. Assim, se alguém estiver precisando de algo, consegue entrar em contato com a sua equipe e fazer a compra sem grandes problemas. Fazer a gestão do marketing também é fundamental.
Fazer a gestão da empresa durante a crise pode até não ser das tarefas mais fáceis, mas é mais do que necessário. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e mãos à obra.
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