Você considera seus clientes fiéis? Acredita que eles são leais à sua loja? O que faz o seu cliente comprar de você e não do concorrente? O que fazer para conquistar mais clientes?
Na maioria das vezes, as respostas para essas perguntas são não sei ou não. É aí que entra o diferencial competitivo, principalmente se você possui uma loja de móveis e sabe que a cada dia surgem novos concorrentes que, assim como você, buscam um lugar de destaque na preferência dos clientes.
Os tempos mudaram, as pessoas mudaram, e o perfil dos compradores de móveis também. Hoje em dia, os valores não são o bastante para fazer um cliente entrar em sua loja e comprar um móvel. Existe uma experiência durante as fases de compra que vai além do preço. Quer saber como destacar sua loja de móveis e vender mais? Então acompanhe este artigo e aprenda como estabelecer e manter diferenciais competitivos em lojas de móveis.
Mas o que é diferencial competitivo e qual a sua importância?
Resumindo, diferencial competitivo são atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Ou seja, são vantagens e benefícios exclusivos que sua empresa proporciona aos clientes e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.
Para facilitar o entendimento, faça as seguintes perguntas:
- O que minha loja tem de melhor?
- Como eu quero que meu consumidor reconheça minha loja e os produtos que estão nela?
- O que não está sendo feito pela concorrência que poderia ser aplicado em minha loja?
- O que está sendo feito pela concorrência que está saindo de moda?
- Os produtos que vendo em minha loja seguem as tendências de mercado mais atuais e são inovadores?
Mas calma, um questionamento que você deve estar se fazendo é: será possível estabelecer e manter diferenciais competitivos em lojas de móveis? Lhe respondo: é claro que sim! Veja como se destacar no setor moveleiro com algumas dicas práticas de serem aplicadas:
1. Ofereça o melhor atendimento
Não adianta nada ter uma loja de móveis com as melhores peças e um ambiente impecável se o atendimento não é de qualidade. Quantas vezes você já ouviu um conhecido dizer que já deixou de comprar determinado produto em razão de um péssimo atendimento?
Treine seus funcionários para oferecerem um atendimento cada vez mais personalizado e humanizado. Um atendimento de qualidade consegue fidelizar clientes e fazer toda a diferença para cativar o público.
2. Mantenha um alto padrão de qualidade
Se o cliente entra em sua loja, pode ter certeza de que ele busca, além da estética e funcionalidade, a qualidade nos produtos. Ou você acredita alguém pensa em investir em um móvel para ter que trocá-lo pouco tempo depois?
O segredo é conhecer muito bem seus fornecedores e técnicas de fabricação de cada peça. Leve em consideração também que cada móvel precisa ter durabilidade superior e baixa necessidade de manutenção.
3. Conheça seus concorrentes
Não tem como superar aquilo que você desconhece. Para estabelecer e manter diferenciais competitivos em sua loja de móveis é preciso conhecer profundamente seus concorrentes para avaliar os pontos fortes e fracos deles.
Visite as lojas e observe como os vendedores se comportam, quais produtos são vendidos, como o layout da loja é estruturado e como a marca se posiciona em sua comunicação. A questão não é copiá-los, mas se diferenciar no que eles fazem.
4. Tenha fornecedores confiáveis
Pense nos fornecedores como principais parceiros do seu negócio. Além do design e da qualidade das peças, seu fornecedor deve garantir assistência técnica rápida e estoque para te atender a qualquer momento.
A Henn, uma das maiores indústria de móveis do Brasil presente em 4 continentes, é um exemplo de que todas essas qualidades podem existir para ajudar o seu negócio a se destacar no mercado moveleiro com produtos inovadores e de qualidade, logística inteligente e assistência personalizada.