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Como organizar o showroom da minha loja de móveis

Como organizar o showroom da minha loja de móveis

Sabe aquele cliente que entra na sua loja apenas para pagar uma prestação e, de repente sai carregado de caixas e sacolas com compras feitas?

Com um showroom bem organizado, isso pode se tornar uma coisa corriqueira na sua loja. 

É tudo questão do cliente ver o produto, ficar curioso ou então interessado e pá! Esse já é meio caminho andado.

Para te ajudar a ter um showroom bem organizado e que atraia a atenção de qualquer pessoa que entrar na loja, organizamos esse material cheio de dicas fáceis de aplicar, mas que podem fazer total diferença no dia a dia.

Pronto para começar?

Entendendo seu espaço 

Para começar, você precisa entender de zonas ‘quentes’ e ‘frias’.

As zonas quentes estão logo na entrada da loja, à direita, é comprovadamente onde o seu cliente olha primeiro ao entrar no estabelecimento. Essa é a sua zona nobre na hora de organizar o showroom. 

O que deve ficar nesta área? Os produtos mais procurados, os queridinhos do momento, alguma novidade que acabou de chegar ou então aquela promoção especial que sua loja está fazendo. 

Assim, essas coisas que têm mais chance de serem compradas, vão ser vistas primeiro e vão balançar o coração do consumidor. 

As zonas frias estão geralmente mais nos fundos da loja, em áreas mais afastadas e que os olhos do consumidor não conseguem chegar. 

Ali devem estar os produtos menos procurados, aqueles que já estão na loja há algum tempo e que não tenham tanto apelo comercial neste momento. 

Lembre-se porém de que eles não estão ‘depositados’ ali, e precisam estar limpos e organizados como os demais. Afinal, vai que ele encante algum cliente?

Como montar seu showroom 

Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a montar espaços mais atrativos aos olhos e que também ajudem a alavancar as vendas na sua loja de móveis.

Visual 

A primeira e óbvia coisa é: deixe tudo bonito. 

Veja se as cores e modelos de móveis que você escolheu para aquele ambiente combinam entre si, se a decoração é condizente e se, no todo, aquele conjunto é bonito. 

Você pode fazer uma separação por estilos, por exemplo provençal, minimalista, industrial, dependendo dos móveis que você tiver à disposição. 

Não esqueça de usar decorações, como tapetes, almofadas, vasos de flores, porta-retratos, mantas, eletrônicos e tudo mais que possa deixar o ambiente mais completo e desejoso para os clientes. 

Cômodos 

Uma boa ideia é diferenciar as áreas por cômodos como se a sua loja fosse mesmo uma casa, começando pela sala de estar, passando pela cozinha, sala de jantar, quartos, banheiro e até lavanderia e áreas gourmet ou externa. 

Isso cria uma familiaridade no seu cliente, que vai percebendo coisas que ele pode ter em casa para facilitar a vida ou deixar o espaço dele mais bonito e aconchegante. 

Para dar um sentido mais realista, você pode usar cores diferentes nas paredes, ter janelas falsas feitas com quadros ou composições e ainda apostar em uma iluminação diferenciada. 

Aliás, a iluminação é parte fundamental para que todo o espaço seja bem visto pelo cliente, criando uma sensação de conforto e bem-estar que vai conduzi-lo à compra. 

Circulação 

O objetivo é mostrar produtos, mas, se o seu cliente não for capaz de chegar até ele, de nada adianta. 

Na hora de colocar os móveis no espaço, pense nos locais para circulação das pessoas, para que elas possam observar de perto e conferir os produtos. 

Nessas horas, aquela máxima vale: menos é mais!

É melhor ter um espaço bem organizado, em que o cliente tenha liberdade para conferir seus produtos, escolhendo o melhor para ele, do que um local abarrotado de coisas em que uma encobre a outra.

Seja inteligente na hora de montar os espaços e escolher os móveis para montagem levando em conta as tendências atuais, o gosto dos seus clientes e o que você deseja transmitir naquela área de showroom. 

Informação 

Quando seu cliente chega em um espaço ele quer saber o que é aquele móvel que ele está de olho.

Deixe à mostra informações como marca, material de fabricação, garantia, se a montagem e entrega está inclusa ou não e, claro, formas de pagamento. 

Assim, fica fácil para o seu cliente escolher entre este ou aquele produto, baseado em fatores que são importantes para eles. 

Isso também poupa tempo da sua equipe, que não precisa ficar repetindo as mesmas coisas para cada cliente, já que todas as informações pertinentes sobre o produto estão destacadas e à mão para quem quiser conhecer. 

Privacidade 

Quando estiver montando seu showroom, pense em um espaço para que seus vendedores e seu cliente possam se sentar para negociar. 

Uma área aconchegante, com espaço para que as pessoas possam conversar com privacidade e conforto. 

Isso vai deixar seu cliente mais à vontade para fechar negócio, afinal, muitas pessoas não se sentem confortáveis para discutir valores na frente de outras pessoas. 

Não esqueça de deixar à mão todos os materiais que seu vendedor vai precisar: caneta, papéis, calculadora, computador; mas foque também em algo para oferecer ao cliente: café, balas, água, chá. 

Som

Outro ponto importante para se levar em conta é o som ambiente do seu showroom. É muito bom entrar em um ambiente com uma boa música, mas há algumas coisas que você precisa se ater. 

Primeiro o tipo de música. Prefira ter na sua playlist músicas que não sejam ofensivas ou usem palavras de baixo calão. Nem sempre o que é popular é bom para tocar como som ambiente em um espaço. 

Segunda coisa, a altura do volume. As pessoas vão precisar conversar, discutir e escolher entre diferentes possibilidades. Não é bom que elas mal consigam ouvir a voz uma da outra ou tenham que falar muito alto. 

Lembre-se, as pessoas querem privacidade nesta hora. 

E por último, mas não menos importante, cuidado ao ter som de rádios locais como som ambiente. Um pouco pelas músicas e outro tanto pelos comerciais. 

Imagine se seu cliente está na sua loja, fechando negócio, e ouve, no som ambiente da sua loja, que a loja ao lado está realizando uma promoção daquele produto. Isso é que é atirar no próprio pé!

Extra 

Se a sua loja contar ainda com um espaço, que não precisa ser grande, para fazer um playground para as crianças, você vai ganhar muitos pontos com seus clientes. 

Muitos pais precisam levar os filhos quando vão às compras, mas eles não são de grande ajuda na hora de tomar decisão. 

Oferecer um espaço para que as crianças possam brincar enquanto os pais olham a loja e definem a compra vai ajudar muito na tomada de decisão. 

E aí, nossas dicas foram úteis para te ajudar a organizar o showroom da sua loja de móveis?

Papel e caneta na mão. Hora de andar pelo espaço pensando em novas definições e padrões. 

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