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Como fazer um plano de marketing para loja de móveis

Como fazer um plano de marketing para loja de móveis

Um plano de marketing para loja de móveis é uma das estratégias mais importantes se o objetivo da marca é crescer, se destacar entre os concorrentes ou mesmo melhorar sua imagem entre os clientes.

Sem nenhum planejamento, é possível que a empresa invista em ações que não gerem tanto resultado ou que sejam erradas partindo do momento da instituição, gerando prejuízos.

Para entender melhor sobre como fazer um plano de marketing para loja de móveis e quais as melhores etapas, confira algumas dicas e já comece a pensar!

1- Entenda o momento da empresa

O plano de marketing para loja de móveis serve tanto para empresas pequenas e médias quanto para grandes corporações. Assim, antes de pesquisar as estratégias e mapear atividades, o ideal é analisar os trabalhos da instituição, necessidades e momento atual, evitando elaborar um planejamento ineficiente.

Para isso, é possível pensar em alguns pontos e começar com atividades como:

Revise os planos anteriores

Possivelmente a empresa já tentou construir um plano de marketing anteriormente e, mesmo que não tenha sido bem sucedido, vale a pena pesquisar quais foram essas estratégias anteriores e o porquê de ter ou não dado certo. Com isso, é possível prever erros e encontrar em qual etapa a estratégia falhou, sendo um bom ponto de partida para o planejamento recente.

Além da possível falha no plano anterior há chances da estratégia ter sido bem sucedida para aquele momento da empresa, indicando o melhor caminho para continuar o desenvolvimento.

Converse com os departamentos

Toda instituição é movida por equipes e setores, até mesmo as empresas menores. Assim, para que o planejamento seja realmente eficiente e benéfico para todas as áreas, é importante conversar com os envolvidos e captar dados.

Para isso, uma boa linha de discussão é perguntar as principais dores da equipe, o porquê da metodologia usada ou mesmo os pontos positivos e negativos do trabalho, pensando em como solucionar os problemas e aprimorar a rotina dos colaboradores.

Analise os recursos e necessidades do local

Por fim, após toda a etapa de pesquisa e captação, é importante analisar criticamente quais pontos de melhoria devem ser priorizados, quais as demandas com maior urgência e como listar em ordem de melhoria todos os problemas ou estratégias.

Para que esses pontos sejam de fato cumpridos, basta fazer essa listagem seguida de etapas de desenvolvimento e prazos de entrega. Neste momento não adianta definir datas muito próximas ou pular etapas, esses vícios podem prejudicar o andamento do plano de marketing na loja de móveis ou mesmo comprometer a qualidade de cada ação, então considere o ritmo pessoal, da equipe responsável e as necessidades da empresa.

2- Planejamento das etapas

Após levantar os dados e definir prioridades, o próximo momento é pesquisar as melhores estratégias para o plano de marketing de acordo com as demandas. Assim, separar um tempo para momentos de estudo e testes dessas ações elimina retrabalhos, identificando as estratégias mais eficazes.

Como exemplo de ação da área de marketing, há 3 opções muito populares, sendo elas:

Produções audiovisuais

Criar vídeos institucionais, explicativos, realizar campanhas televisivas, propagandas em rádios e outras produções audiovisuais é uma das possibilidades para o plano de marketing na loja de móveis, sendo imprescindível que o conteúdo siga os valores da empresas e sejam relevantes para o possível cliente.

Além disso, se o conteúdo for interessante e explicativo é natural que chame atenção, criando uma atração orgânica das pessoas e se destacando entre as outras empresas.

Divulgações na web

Facebook, LinkedIn, YouTube, Google e uma série de outras redes sociais e plataformas já são de uso diário para muitas pessoas, ou seja, são caminhos para contato com o cliente, parceiros ou mesmo fornecedores, uma ótima opção para expandir os trabalhos e difundir a imagem da empresa.

Cada vez mais instituições focam em marketing digital e aproveitam esses canais para benefício próprio e do consumidor, garantindo proveito das praticidades na web.

Eventos

Todos esses projetos devem ser pensados de maneira complementar e seguindo um cronograma previamente definido. Uma ação em redes sociais divulgando o próximo evento aberto da empresa é muito mais chamativa do que posts sobre atividades passadas, assim como um vídeo que transmite a visão do lugar e já oferece informações interessantes para os internautas.

3 – Teste um projeto inicial

Depois do planejamento é possível fazer um teste inicial com o cronograma definido. Esse teste é uma forma de finalizar o plano e definir um passo a passo. É nessa hora, por exemplo, que a estratégia pode ser repensada de acordo com as etapas ou mesmo completamente reestruturada.

Para isso, uma dica é testar cada passo e mensurar os resultados obtidos, fazendo um levantamento geral e prevendo se o plano de marketing em si oferecerá benefícios ou se precisa ser modificado.

4 – Mensure resultados

Após separar as ações, uma etapa importantíssima é acompanhar os resultados e ir pontuando quais as mudanças realizadas, se foram positivas ou não, quais as próximas melhorias e se o resultado atingido segue as expectativas.

Sem mensurar os resultados é difícil visualizar se o plano de marketing foi ou não eficiente, além de não registrar como as estratégias impactaram na empresa.

Além disso, se os dados não forem positivos, há chances de moldar o plano de marketing e testar outras atividades antes de comprometer a instituição, criando uma etapa de validação para a versão final.

Todo esse plano de marketing deve ser elaborado de acordo com o histórico da empresas e necessidades prioritárias, assim, essas dicas devem ser adaptadas de acordo com a realidade local, focando em um melhor aproveitamento da área.

O que achou das dicas sobre como fazer o planejamento em estratégias de marketing? Se você gostou, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar recebendo conteúdo exclusivo!

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