×
Compartilhar Inscreva-se

Como manter um bom relacionamento com os montadores de móveis

Como manter um bom relacionamento com os montadores de móveis

Todo empreendedor que possui uma loja de móveis sabe o quanto os montadores de móveis são peças essenciais para o sucesso do seu negócio. Afinal, a satisfação do cliente está diretamente relacionada a essa função.

Por isso, entender a melhor forma de construir um relacionamento forte e sólido com esses profissionais é fundamental, sejam eles terceirizados ou contratados da sua loja. Prever ações, manter a comunicação ativa e oferecer benefícios são apenas alguns caminhos que auxiliam nesse processo.

Aqui, reunimos ideias, ações e práticas que você pode implementar na sua loja de móveis para criar uma boa parceria com montadores de móveis. Confira!

Conheça os montadores da sua região

Caso você opte por oferecer esse serviço de forma terceirizada, é essencial que você conheça os montadores de móveis que atuam na região de abrangência da sua loja. Entenda como eles trabalham, quais seus hábitos e outras características importantes. 

Imagine que eles são como um potencial cliente seu: você precisa conhecê-los para poder criar um relacionamento de valor com eles. Manter esse pensamento é crucial para que você tenha os melhores profissionais trabalhando lado a lado com a sua loja de móveis. E, assim, podendo entregar um excelente serviço para o seu cliente final. 

Lembre-se que só se pode gerar valor a partir do momento que você realmente conhece com quem está se relacionando. Só assim você pode fazer algo que faça sentido e desperte a vontade e o desejo dele de trabalhar com o seu negócio. 

Comunicação clara e objetiva

Um dos pontos que gera bastante atrito é a comunicação entre lojista e montador de móveis. Por isso, tratar esse ponto com cuidado e atenção pode ser o ponto de partida para que tudo flua com tranquilidade e confiança. 

Entenda de qual maneira eles preferem se comunicar e foque nessa ferramenta ou formato. Se o caminho, por exemplo, é o WhatsApp – que já é utilizado por muitos, dê atenção a ele. Deixei claro, no momento em que eles passarem a integrar sua equipe, as regras internas.

Se você tem um serviço de montagem para passar para o profissional, deixe tudo explicado com o máximo de clareza e de detalhes possível. Isso oferece segurança e transparência. 

Peça se ele tem dúvidas, se precisa de algum suporte. Esteja disponível para auxiliá-lo a oferecer um serviço de qualidade. 

Respeite o trabalho dos profissionais

Respeitar e valorizar o trabalho do montador de móveis parceiro é crucial para estabelecer um bom relacionamento com ele. Como fazer isso? Novamente, é dando atenção aos detalhes!

Crie ações em que você valoriza o trabalho prestado por eles. Pode ser um café da manhã mensal ou um lanche da tarde. Compartilhe o feedback positivo dos clientes ao término de uma montagem quando houver. 

Também peça feedback dos montadores de móveis sobre o seu suporte na prestação de serviço. Isso mostra que você se importa e que eles são importantes na função que desempenham. 

Caso você tenha montadores de móveis terceirizados, busque estabelecer parcerias de longo prazo com eles, oferecendo-lhes um volume consistente de trabalho. Isso cria uma relação de confiança e estabilidade para ambas as partes.

Se o montador for contratado fixo da sua loja, também é preciso pensar em ações que valorizem seu trabalho junto ao restante da equipe. 

Esteja preparado para lidar com problemas que possam surgir durante o processo de montagem, como peças faltantes ou danificadas. Resolva esses problemas de forma rápida e eficiente para garantir a satisfação do cliente e a reputação da loja.

simular ambientes com móveis henn

Assistência técnica: como contar com o montador de móveis

Um dos problemas enfrentados por lojas de móveis junto ao cliente é quando há falta de peças ou itens com avarias, por exemplo. O montador de móveis será a pessoa que vai identificar essas situações e repassará a você para agilizar a solução.

Oriente o montador que, em caso de qualquer problema, ele deve tranquilizar o cliente, reforçando que a sua loja irá resolver os problemas junto à fábrica de móveis. No caso dos móveis da Henn, você pode seguir esse processo: 

  • O montador identifica através do manual de montagem quais peças e/ou ferragens precisam de assistência; 
  • Em caso de avarias, registra com fotos os danos ocasionados; 
  • Repassa a lista de itens necessários para troca e/ou solicitação para o responsável da sua loja;
  • Essa pessoa deve enviar as informações para o representante comercial que atende a sua loja; 
  • O representante encaminhará a solicitação para a Henn; 
  • Atenderemos a solicitação o mais breve possível e enviaremos os itens necessários para a sua loja; 
  • Você prestará a assistência final na casa do cliente.

Ofereça um ambiente de trabalho adequado para montadores de móveis

Tudo começa dentro de casa: sim, o ambiente e o clima da sua loja de móveis interferem diretamente no relacionamento que você estabelece com os montadores de móveis, sejam eles parte da sua equipe ou profissionais terceirizados. 

E isso é ótimo, porque significa que sua loja de móveis é importante para ele e que, principalmente, eles gostam e querem trabalhar ali, não é mesmo? Assim, é essencial investir seu tempo e recursos para que eles se sintam bem. 

Procure fornecer aos montadores as ferramentas e recursos necessários para realizar o trabalho de forma eficiente, como acesso a manuais de instrução, ferramentas adequadas e suporte técnico, se necessário. Muitos deles preferem trabalhar com as próprias ferramentas, mas vale a pena se mostrar à disposição se precisarem de algo. 

Ofereça treinamentos específicos sobre os produtos vendidos na loja, para que os montadores estejam familiarizados com as peças e possam montá-las de forma eficiente e correta. E, se possível, vá além da parte técnica: invista no desenvolvimento deles em diversas esferas.

Disponibilize incentivos adicionais, como bônus por desempenho ou descontos em compras na loja, como forma de reconhecer e recompensar o trabalho dos montadores. Tangibilizar esse agradecimento também é importante. 

Um bom serviço de montagem é parte da experiência do seu cliente

Não esqueça disso: não adianta seu cliente ser bem atendido na loja, adquirir um móvel de qualidade se a experiência de montagem não estiver à altura. Sem dúvidas, essa etapa tem interferência direta na percepção de valor dele. 

Assim, seguir o passo a passo conforme descrito nos materiais na hora da montagem é essencial.  É isso que vai garantir e fazer toda a diferença na qualidade e durabilidade do produto: cada prego ou parafuso que acompanha o móvel é necessário, então, deve ser utilizado.

Aqui, você encontrou diversas ações e dicas que pode colocar em prática na sua loja de móveis, com os seus montadores parceiros. Mas, não se limite: esteja sempre buscando formas de fortalecer o relacionamento com esses profissionais. 

Sem dúvidas, seu cliente também agradecerá! 

Em nosso Espaço Lojista, você encontra materiais e conteúdos que desenvolvemos que são úteis para você vender mais e fazer sua loja de móveis ser um sucesso e referência na sua região. 

Acesse e confira!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de mais de 8.000 lojistas.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Henn!

Campo obrigatório
Email inválido

Política de privacidade

Você pode saber mais sobre como lidamos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Henn a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.