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O novo consumidor de móveis

O novo consumidor de móveis

Trabalhar com vendas de móveis nunca foi uma tarefa fácil. Mas, nos últimos anos, essa atividade ganhou novos desafios.

E isso não tem acontecido apenas no ramo de móveis, todos os setores do varejo têm sido afetados por essa nova fase dos consumidores que migraram para novos padrões.

Isso se dá principalmente por dois fatores:

1. A pandemia
Esse período de dois anos transformou totalmente a forma como as pessoas enxergam suas necessidades e como escolhem as coisas que vão consumir. Mesmo quem já era acostumado ao método antigo, teve que se adaptar a essa era ‘sem sair de casa’ e agora vê na internet seu aliado para tudo.

2. Nova geração de consumidores
Quem já nasceu com o celular na mão e conectado a internet está habituado a fazer tudo por ali: escolher o almoço, pedir carona, comprar mantimentos, adquirir ingresso para a balada e, claro, comprar tudo mais o que precisar.

Assim, as lojas estão precisando adequar sua forma de vender e oferecer produtos e serviços, pensando nesses dois fatores principais que tem uma coisa em comum: a internet.

O que os consumidores buscam?

O novo consumidor de móveis

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2021 jogou luz sobre alguns fatores que são decisivos para os clientes na hora de comprar móveis e decorações.

Para começar, descobriu-se que a maioria, 51% dos entrevistados, tem o hábito de recorrer a uma loja ou marca de preferência na hora de comprar móveis ou decorações.

Ou seja, a fidelidade de consumo continua em alta e, por isso, investir em um bom atendimento e em técnicas de pós-venda pode ajudar a sua loja a se destacar no meio da multidão.

Outro questionamento feito aos consumidores mostram o que acaba pesando na hora de decidir por esse ou aquele produto ou loja.

E o resultado ficou assim:

  • 44% é preço;
  • 36% qualidade;
  • 29% durabilidade;
  • 25% promoções;
  • 21% frete.

Ao todo, foram ouvidos 2.100 mil consumidores, maiores de 16 anos, de todos os estados do Brasil.

E aí, o que fazer?

Não temos uma receita de bolo pronta, mas organizamos alguns tópicos com comportamentos atuais dos consumidores que podem ajudar a nortear as ações e esforços da sua loja.

Assim você consegue direcionar sua equipe e focar naquilo que poderá trazer mais vendas, seja no online ou no offline.

Compras online

O novo consumidor de móveis

Em 2021, as vendas online dos setores de móveis e decoração cresceu 128%, segundo o relatório e-Commerce Brasil, divulgado pela Conversion.

Isso mostra uma migração na forma de comprar, saindo do tradicional ‘ir na loja para ver’ para o ‘buscar na internet o que há de melhor’. E nesse quesito, as lojas que estavam preparadas para esse BUM saíram na frente.

E mesmo quem prefere ainda ir à loja física para fazer suas compras, usa a internet como fonte de pesquisa para conhecer o quê o mercado tem para oferecer e qual a melhor opção.

Ou seja, aquele consumidor que entrava na sua loja e tinha a indicação do vendedor como palavra final, não existe mais!

Por isso, um dos pontos primordiais para essa nova era de consumo é ter sua equipe sempre atualizada sobre as tendências e produtos. Tudo para ganhar a confiança e conquistar a compra desejada.

Opiniões alheias

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Outra coisa que a internet trouxe para os consumidores foi a oportunidade de ver clientes reais demonstrando o uso dos produtos e apontando os pontos bons e ruins, através dos comentários.

Acesse o YouTube e pesquise qualquer produto. Uma chuva de reviews vai aparecer, com vídeos mostrando os prós e contras, problemas que os usuários tiveram e até o posicionamento da loja ao lidar com esse problema.

Isso tudo tem influenciado os consumidores na hora de escolher o que comprar, mas também onde comprar.

A opinião e experiência das demais pessoas com aquele produto é de grande importância para o consumidor e ele leva todas essas informações em conta na hora da decisão.

Por isso, ter um bom relacionamento com seus clientes, especialmente nas redes sociais, respondendo comentários, auxiliando na resolução de problemas e tirando dúvidas, pode contar muitos pontos para seu produto ou loja.

Experiência de compra

O novo consumidor de móveis

Se a vivência do outro importa, imagina a dele!

Seja na internet ou em lojas físicas, a experiência de compra importa muito para esses novos consumidores. Mais do que serem atendidos, eles querem ser ouvidos e valorizados.

Por isso, investir em treinamentos para a sua equipe, visando sempre melhorar o atendimento ao público, é um ponto a mais para ganhar a confiança do seu cliente.

No online, dispor de todas as informações importantes sobre o produto, cumprir os prazos de entrega e ter um frete atrativo podem ajudar na hora da consolidação da compra.

Para ambos os cenários, vale sempre ser franco com seu cliente e avisá-lo sobre qualquer alteração que ocorra. Isso facilita a vida dele e mostra que você se importa com a compra que ele fez.

Identificação com a marca

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Outro fator que ganhou força nos últimos anos é a afinidade entre consumidor e marca – e aqui muitos fatores pesam.

Questões ambientais, envolvimento com causas sociais, defesa de valores e iniciativas de valorização humana podem ajudar a atrair consumidores que não só querem consumir produtos, mas querem consumir com consciência.

Eles entenderam que, já que estão pagando por algo, seria legal ver um pouco desse lucro sendo revertido para ações que elas julgam importantes e muitas empresas têm prestado atenção nesse movimento global.

Da mesma forma, escândalos e problemas internos envolvendo a marca, mancham o nome da empresa e podem acabar afastando os consumidores, temporária ou até definitivamente.

Por isso, preste atenção nos posicionamentos que a sua loja assume, sobretudo nas redes sociais, e busque sempre separar as opiniões dos gestores e colaboradores (pessoas físicas), da posição do seu negócio (pessoa jurídica).

E aí, deu para entender um pouco mais de como pensam e agem os novos consumidores?

Como já dissemos, essa não é uma fórmula definitiva e nem um ponto final, porque o mundo e todas as pessoas nele estão em constante evolução.

Por isso, preste sempre atenção no mercado e, claro, nos seus consumidores. A melhor forma de entender o que eles querem continua sendo ouvir seus clientes, seja na internet ou nas lojas físicas

Fique de olho também nas nossas redes sociais e aqui no nosso blog.

Sempre tem dicas legais para ajudar a gerir sua loja de móveis.

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