×
Compartilhar Inscreva-se

MDF ou MDP: entenda as diferenças entre esses materiais

MDF ou MDP: entenda as diferenças entre esses materiais

Na hora de comprar um móvel novo é comum que as pessoas se perguntem qual o melhor material, já que, entre outros fatores, isso também implica no valor dos móveis que elas vão levar pra casa. 

É sua tarefa saber responder essa pergunta de forma eficiente, por isso, esse artigo foi pensado exatamente para te explicar as diferenças entre as duas matérias-primas mais comuns, MDP e MDF e te munir de bons argumentos na hora que a pergunta do cliente vir. 

Confere só!

O que é MDF e MDP

MDP – Medium Density Particleboard ou Partículas de Média densidade: é formado por três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, conhecida como cavacos, sendo as duas camadas externas mais finas e a interna mais grossa. 

Essa separação confere estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência contra deformações e empenamentos. O MDP é ideal para ser utilizado em móveis retilíneos, que não passam por processos de usinagem e que não precisam de resistência mecânica, tais como mesas, estantes, balcões, armários, etc.

MDF – Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade: é um material uniforme, não possuindo camadas como o MDP. Ele é resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Por ser constituído de fibras compactas e não orientadas, permite que a madeira seja mais manuseada, possibilitando trabalhos de pintura, colagem de lâminas e vernizes bastante precisos. Pode ainda ser utilizado em peças curvilíneas.

Confira essa explicação em mais detalhes aqui no nosso vídeo: 

As diferenças entre MDF e MDP

Ambos os materiais passam por processos de fabricação semelhantes, a diferença está na na produção das fibras no MDF e nas partículas aglutinadas do MDP, sendo que o MDF consome mais madeira em sua produção do que o MDP. Além disso, a matéria-prima é a mesma nos dois casos, oriunda de florestas plantadas. 

Existe quem trata o MDP, erroneamente, como o aglomerado, que era produzido inicialmente no Brasil, mas eles são materiais completamente diferentes. 

Por utilizarem madeira de áreas de reflorestamento, através de processos ambientalmente corretos, tornam-se matérias-primas economicamente viáveis e socialmente sustentáveis. São considerados produtos altamente ecológicos, com impactos menores ao meio ambiente.

Conheça as características do MDF

  • Assemelha-se à madeira em sua manuseabilidade
  • Pode ser cortado em vários sentidos e suporta trabalhos de usinagem
  • Pode receber a aplicação de todos os tipos de revestimento
  • Não sofre com a variação de temperatura
  • É resistente
  • Ecologicamente sustentável
  • Mais resistente ao empenamento
  • Absorve a umidade com mais facilidade

Conheça as características do MDP

  • Maior estabilidade
  • É resistente e ótimo para estruturas
  • Funciona bem em cortes retos
  • Tem maior resistência à água
  • Ecologicamente sustentável
  • Não aceita muitas aplicações de acabamento e processos de usinagem

Afinal, MDF ou MDP?

Depende da aplicação!

As utilizações indicadas para o MDF são em peças tanto retas quanto curvas, possibilitando usinagens com cantos arredondados e com vários acabamentos, como molduras e perfis, além de baixo relevo e entalhes. Cozinhas, berços e guarda-roupas detalhados se utilizam destes materiais.

Já o MDP tem uma boa aplicação para peças retas, como armações, portas e tampos de mesa, assim como para partes estruturais de móveis. Ele ainda suporta bem o peso e pode ser usado em prateleiras, armários e estantes.

Fica ainda mais fácil de entender com essa tabela comparativa entre os dois:

MDFMDP
Como é produzidoA partir da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética.Formado por três camadas de pedaços de madeira triturada
Onde deve ser usadoCozinhas, berços e roupeiros e qualquer móvel com detalhes usinados. Prateleiras, roupeiros, armários e estantes. Ótimo para estruturas de suporte. 
Como reage ao pesoPesa mais e suporta menos pesoPesa menos e suporta mais peso
Como reage a umidadeFrágil, deve ser evitado. Demora mais para danificar, mas ainda são necessários cuidados.
PreçoMais caroMais barato

Aliando o estilo às características de cada material

Cada um dos materiais têm seus prós e contras e devem ser escolhidos conforme as necessidades e o uso dos móveis para o ambiente. Tanto o MDF ou MDP podem ser utilizados sozinhos ou em uma combinação entre os dois. 

Com essas informações, esperamos que você esteja munido de argumentos para explicar aos seus clientes para que serve cada tipo de material e também qual o mais indicado para cada uso. 

Além disso, você pode conferir as matérias-primas que utilizamos aqui na Henn. Clique aqui e conheça nossos materiais de fabricação e acabamento!

Quer saber um pouco mais sobre MDF ou MDP? A Berneck, empresa especializada em paineis de madeira e também nossa parceira, tem um super documentário mostrando as formas de produção de ambos os tipos. Confere só!

Compartilhe

Receba dicas e novidades da Henn

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.