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Como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas em lojas físicas

Como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas em lojas físicas

De acordo com a pesquisa mais recente do Hootsuite, mais de 139 milhões de brasileiros usam as redes sociais constantemente. Você sabia? Dados como esse são sugestivos para alguns setores do mercado, que podem aproveitar as redes sociais para incentivos de vendas, atingindo tais pessoas e reestruturando suas estratégias.

Porém, muitas empresas ainda não desfrutam dos benefícios das redes sociais por não entenderem como se planejar, quais ferramentas usar e como as plataformas podem ajudar, perdendo oportunidades de alcançar o público-alvo e garantir melhores resultados.

Para aumentar os incentivos de venda, criar estratégias assertivas e usar as redes sociais a seu favor, confira algumas dicas sobre os principais canais de comunicação e comece a pensar em melhorias!

Facebook

O Facebook atinge cerca de 122 milhões de pessoas ao mês no Brasil, um número que cresce cada vez mais.

Para aproveitar esse fluxo de usuários, o ideal é que lojistas e empresas pensem em estratégias adequadas ao segmento e observem o que acontece no setor como um todo. Para tal, os pontos principais de trabalho por meio do Facebook são:

1- Trabalho de acordo com o público

Inicialmente, é preciso entender como o público-alvo está presente no Facebook. Começando por páginas de concorrentes, pessoas que curtiram tal página, grupos destinados para profissionais de áreas específicas ou mesmo receber dados de usuários após eles curtiram a página da empresa.

Com esses dados, é possível realizar cálculos demográficos e comportamentais, que partem das curtidas que aquela pessoa realizou, mostrando seus gostos, interesses e formas de contato.

Assim, é viável e muito assertivo aproveitar essas informações para oferecer propostas de serviço, produtos ou oportunidades

2- Oferecimento de conteúdo exclusivo

O Facebook é uma das redes sociais que mais oferece espaço para que empresas mostrem seus produtos, criem grupos de discussão e divulgação sobre a marca ou mesmo apresentem uma página própria para mostrar cada vez mais as novidades.

Assim, é uma ótima oportunidade para separar materiais e conteúdos exclusivos da instituição e repassar diretamente para o público, aumentando a divulgação e contato com as pessoas.

Para isso, é interessante criar um planejamento pontuando quais as principais ações dentro do Facebook, analisar quais as principais atividades do público-alvo e como o conteúdo pode ser dividido, atraindo os potenciais clientes.

A produção do conteúdo deve ser interessante, mostrando informações relevantes que vão desde pontos sobre a empresa, produtos e segmento de atuação no geral, até novidades no mercado, mantendo o internauta interessado e garantindo que ele continuará acompanhando a página e absorvendo informações relevantes, qualificando a imagem da empresa.

3- Uso de postagens recorrentes

Além de interessantes e exclusivas, para que as postagens e atividades no Facebook sejam incentivos de vendas, há critérios de ranqueamento em redes sociais e páginas de pesquisa que devem ser seguidos. Dentre eles, é necessário entender que a qualidade, autenticidade e frequência são pontos principais, assim, também é preciso pensar na quantidade ideal de interação.

Muitas empresas desenham estratégias que linkem blogs, sites e redes sociais, idealizando publicações frequentes, que, muitas vezes, conversam entre si e referenciam o conteúdo disponível em outros pontos de comunicação.

O ideal é equilibrar o uso dos canais de contato com o cliente e focar na interação, objetivando maior alcance da mensagem transmitida pela empresa.

4- Gerenciador de anúncios

Além dessas dicas, há alguns programas atrelados ao Facebook que proporcionam maior autonomia e controle pelas empresas, como:

Facebook Ads Manager

O Facebook Ads é um gerenciador de anúncios da própria rede social, um dos programas mais utilizados por empresas que veem as redes como incentivos de vendas. Alguns dos motivos de sua popularidade são:

  • Criação de diversos tipos de anúncio de acordo com a estratégia;
  • Escolha do público que deseja direcionar os anúncios (por meio de idade, gostos etc.)
  • Design moldável de acordo com a necessidade da empresa, que pode alterar cores, fonte e acrescentar imagens;
  • Mensuração de resultados, verificando o alcance do anúncio e verificando o custo, retorno, vantagens e desvantagens.

Driftock

O Driftock é outro tipo de gerenciador, que permite trabalhar em cima do anúncio e, ainda, automatizá-lo com base em medidores diversos, como o clima do local, o tipo de cidade, a disponibilidade de produtos, gostos pessoais ou interesses recentes.

Esse programa é usado por grandes marcas e mostra-se eficiente, juntando a amplitude das redes sociais com seu poder de captação.

Instagram

Além do Facebook, o Instagram é uma das redes sociais que mais possibilitam incentivos de vendas. Nele, o uso de imagens é maior e os textos tendem a ser mais curtos, assim, atraem pessoas mais conectadas, jovens e antenadas.

Para usar o Instagram de maneira assertiva, é possível apostar em:

Uso de imagens e textos curtos

Como a rede social foca nesses 2 pontos, para se comunicar com o público-alvo é necessário moldar as publicações com essa base, apresentando maior quantidade de imagens e textos mais condensados.

Porém, é possível diversificar o tipo de imagem e momento da postagem, apresentando produtos, serviços da empresa, momentos de trabalho das equipes, de descontração e participação em eventos. Ou seja, recortes do dia a dia que aproximam o seguidor e a instituição.

Maior alcance com stories

Além das publicações, o Instagram é conhecido por sua popularidade com os stories, ou seja, uma parte da plataforma em que as fotos publicadas permanecem acessíveis por um período de 24h, sendo deletadas posteriormente.

Os stories são ótimos para compartilhar momentos pontuais do dia, dicas rápidas ou mesmo um divertido passo a passo, entretendo os seguidores.

Trabalho de divulgação

Por fim, um dos pontos de maior destaque da rede social é seu alcance, que pode ser amplo a partir dos contatos e influências entre cada seguidor.

Se a divulgação for assertiva e a forma de apresentação da empresa for compatível com o meio digital, é possível favorecer o crescimento orgânico e o acesso a diversos potenciais clientes, aumentando as visitas no site oficial, o conhecimentos dos serviços prestados e a relevância da instituição.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business passou a ser usado recentemente no Brasil como forma de contato entre profissionais. O programa funciona como o WhatsApp comum, porém, possibilita separar os contatos pessoais e profissionais, qualificando o trabalho.

Além disso, o aplicativo pode ser instalado em Android e IOS, oferecendo algumas facilidades para o momento de trabalho, como:

Análise de informações

O Whatsapp Business permite que a empresa acesse informações do usuário, verificando o número de mensagens enviadas, entregues ou lidas, realizando uma estatística e comparação de dados finais.

Além disso, a conta do profissional poderá informar dados da empresa, como localização, setor de trabalho e páginas na internet.

Divulgação de promoções

Outro ponto de destaque é a divulgação de promoções por meio desse canal. Como a conta de trabalho apresenta dados da empresa e cálculos estatísticos, é possível alcançar novos clientes por meio das mensagens e oferecer informações ao mesmo tempo, facilitando o contato e procura.

Todos esses pontos são complementares e podem variar de acordo com as estratégias, atuação e necessidades de cada negócio. Assim, é interessante entender quais as possibilidades de incentivos de vendas pelo meio digital, como isso pode ser direcionado para as redes sociais e qual o melhor planejamento, visando crescimento da instituição, alcance do público-alvo e contato de qualidade em todos os momentos de interação.

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