Vender e criar um relacionamento com os clientes são atividades que mantêm uma loja viva. Mas, ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás, agora, com tanta evolução, esse processo não é mais tão simples, nem tão linear.
Isso quer dizer que não basta simplesmente oferecer produtos ou fazer promoções ligadas a preços: é preciso ir além. Estamos na era da “centralidade do cliente”, ou seja, mais do que nunca, os negócios precisam se adaptar para atender e surpreender seus clientes.
Assim, definir o público-alvo, mais do que nunca, é necessário para manter sua loja de móveis em crescimento. E esse é o nosso tema de hoje: continue a leitura e conheça mais sobre o conceito de público-alvo, como ele se aplica na sua loja de móveis e confira um passo a passo para definir o público-alvo da sua loja!
Boa leitura!
O que é público-alvo?
Antes de mais nada, é essencial compreender o que é público-alvo. Na essência, público-alvo refere-se a um grupo específico de pessoas que compartilham características semelhantes e que são o foco de uma mensagem, produto, serviço ou campanha.
Por mais que as pessoas sejam diferentes, elas possuem determinados padrões de comportamentos e atributos em comum. Isso faz com que a sua tarefa de atrair potenciais clientes se torne mais fácil, considerando que você sabe exatamente com qual grupo de pessoas sua loja de móveis se relaciona com mais facilidade.
Por que é importante mapear o público-alvo da sua loja de móveis?
Você pode pensar que qualquer pessoa pode ser seu cliente e que, por isso, definir o público-alvo pode parecer uma estratégia estranha, afinal, você restringe as possibilidades de venda. Mas, na prática, não é bem assim que acontece.
A identificação do cliente ideal oferece mais facilidade na hora da venda, já que você passa a entender melhor cada momento da jornada de compra. Assim, você sabe quando e como abordá-lo.
Vale ainda lembrar que conquistar novos clientes é muito mais caro do que se relacionar com os atuais clientes. O custo chega a ser até 7 vezes maior. Então, já deu para entender por que definir o público-alvo é uma excelente estratégia, certo? Mas, ainda tem mais benefícios!
Conhecer seu público-alvo permite que você direcione suas ações de marketing de forma mais eficaz. Você pode criar mensagens e campanhas que conversem com as necessidades e interesses específicos do público da sua loja de móveis, aumentando as chances de atrair sua atenção.
Ou seja, ao entender as preferências do seu público, você pode personalizar sua oferta de móveis. E quando o assunto são os produtos, ao definir o público-alvo da sua loja de móveis, você pode otimizar o gerenciamento de estoque. Isso reduz o risco de excesso de produtos que não estão em alta demanda e garante que você tenha o estoque certo para atender à procura.
Ao tomar decisões sobre expansão, localização da loja, preços e outras estratégias, o conhecimento do público-alvo ajuda a basear essas decisões em dados concretos e relevantes. Isso aumenta as chances de resultados de sucesso.
Mapear o público-alvo da sua loja de móveis é um passo crucial para o sucesso do seu negócio. Isso permite que você adapte suas estratégias para atender às necessidades específicas dos clientes, o que, por sua vez, pode levar a melhores resultados financeiros e à construção de relacionamentos duradouros com os clientes.
Qual é o público-alvo de uma loja de móveis?
Apesar de se tratar de um mesmo segmento, o público-alvo é diferente de empresa para empresa. Então, não tem como “copiar o público-alvo” de um concorrente, por exemplo. É preciso entender as características e os diferenciais do seu negócio, o que te faz ser escolhido pelos seus clientes.
Passo a passo para mapear o público-alvo
Fica claro como o público-alvo de uma loja de móveis, quando bem estudado e definido, pode oferecer diversos ganhos para o negócio, não é mesmo? Então, agora é o momento de conferir um passo a passo simples e eficiente para que você possa fazer o mapeamento do seu público-alvo.
Faça uma pesquisa de mercado
Comece entendendo o cenário onde sua loja de móveis está inserida. Entenda como está o mercado, as questões econômicas e as tendências relacionadas ao seu segmento.
Reúna o máximo de informações que você conseguir: esses dados vão ser super úteis para entender como sua empresa se posiciona no mar de opções que o cliente tem a sua disposição.
Faça uma análise da concorrência da sua loja de móveis
Após ter um panorama do mercado, é hora de buscar informações sobre os movimentos que os seus concorrentes fazem.
Falamos anteriormente que os públicos-alvo são diferentes de empresas para empresas. Mas, isso não exime sua loja de móveis de entender o que os seus concorrentes, diretos e indiretos, estão fazendo.
Para isso, mapeie quem são esses concorrentes, os canais em que eles estão inseridos, como se comunicam com seus clientes, quais ações realizam, enfim, como os clientes os veem na hora da compra. Esse estudo da concorrência, aliado à pesquisa de mercado, permite que você tenha mais condições de mapear o público-alvo da sua loja de móveis com assertividade.
Tenha clareza da sua proposta de valor
Depois de olhar para fora, é hora de olhar para dentro. Comece entendendo a essência do seu negócio. Para isso, saiba qual é a sua proposta de valor.
Trata-se de um elemento crucial na estratégia de uma empresa que define o que a diferencia e por que os clientes deveriam escolhê-la em vez da concorrência. Trata-se de uma declaração concisa e impactante que comunica os benefícios exclusivos e as características distintivas dos produtos oferecidos pela loja. Em essência, a Proposta de Valor responde à pergunta: “Por que os clientes devem comprar de nós?”
A proposta única de valor deve ser clara, convincente e centrada nas necessidades e desejos do público-alvo. Ela deve transmitir como a sua loja de móveis resolve um problema específico ou atende a uma necessidade única de forma superior em comparação com outras opções disponíveis no mercado.
Um ponto de atenção aqui: bom atendimento não é um diferencial. Ele é obrigação da sua loja. Na sua proposta de valor, você precisa ir além e realmente entender o que diferencia sua loja de móveis.
Converse com seus melhores clientes
Conectando com o item anterior, não há como saber quem é o seu público-alvo, se você não conversar com ele. Então, conversar com seus melhores clientes não pode ficar de fora!
Faça perguntas profundas que vão além de saber características mais básicas. Entenda o que os motiva a comprar, o que os fazem voltar a comprar, quais objeções que sempre trazem no momento de uma compra ou de uma negociação. Saiba em que canais eles mais consomem conteúdo ou buscam informações na jornada de compra.
Uma boa ideia é usar o método do mapa da empatia: ele é uma ferramenta que organiza as necessidades e desejos dos consumidores.
Organize as informações levantadas
Agora, com todo esse arcabouço de informações externas e internas, é o momento de colocar tudo em ordem, de maneira que faça sentido e que você consiga ter uma visão ampla e estratégica da sua loja de móveis.
Cruze as informações da pesquisa de mercado, com o estudo da concorrência e os dados levantados com os clientes e encontre os padrões que se repetem e vá anotando tudo. Perceba o que é fator externo e que influencia na definição do público-alvo.
Retome o mapa da empatia e conecte com as informações externas!
Faça teste com o público-alvo mapeado
Com esse processo mapeado, é hora de colocar em teste. Desenvolva ações de marketing para a sua loja de móveis com base nessas informações: pense nos canais, nas mensagens e no melhor formato de entrega desses conteúdos.
Depois, analise o desempenho e a performance para saber como foi a efetividade. Esse é o primeiro passo para fazer ajustes. Com um primeiro resultado, fica mais fácil delinear o restante do caminho.
Mantenha as informações do seu público-alvo atualizadas
O comportamento de consumo das pessoas tende a mudar e, por isso, a definição de público-alvo da sua loja de móveis também sofre mudanças. Assim, é preciso estar constantemente revisitando as informações e ajustando as transformações para que as ações desenvolvidas continuem dando bons resultados.
Conclusão
Se um negócio existe é porque seus clientes o escolhem sempre. Dessa forma, é imprescindível ter o consumidor no centro da estratégia da sua loja de móveis.
Tudo começa pela definição de público-alvo: sabendo com quem sua loja tem mais potencial de relacionamento, todo o restante se encaixa e passa a gerar melhores resultados, tanto de posicionamento, quanto de vendas.
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